
Em 07 de novembro de 2024, foi lançada a produção brasileira “Ainda Estou Aqui”, dirigida por Walter Salles.
O longa apresenta a trajetória de Eunice Paiva, interpretada por Fernanda Torres e Fernanda Montenegro em diferentes fases de sua vida.
A trama centra-se na busca de Eunice por respostas sobre o desaparecimento de seu marido, Rubens Paiva (vivido por Selton Mello), um ex-deputado que desapareceu durante o regime militar no Brasil.
A última vez que o Brasil foi nomeado na categoria de Melhor Filme Internacional foi em 1999 com o filme Central do Brasil, que curiosamente também foi dirigido por Walter Salles, e foi estrelado por Fernanda Montenegro, que havia sido indicada na época na categoria de Melhor Atriz. E no filme Ainda Estou Aqui, Montenegro também está presente, representando a protagonista Eunice em uma de suas fases da vida. No entanto, apesar das expectativas criadas no passado, nenhuma das indicações ganhou a estatueta em 1999.
Mas esse ano as expectativas estão altas, já que o Brasil está presente em três categorias: Melhor Filme Internacional (alcançando a quinta indicação para esta categoria), Melhor Atriz (para Fernanda Torres) e pela primeira vez um filme brasileiro está disputando na categoria de Melhor Filme.
O resultado do Oscar 2025 será revelado em 03 de março. Aguardaremos ansiosos.
